sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sintep/VG constata situação precária da Escola Air Addor para início do ano letivo

Baldes são espalhados pelo pátio para capar a água da chuva
O professor Gilmar Soares, presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG), nesta sexta-feira (08/02) visitou a Escola Municipal de Educação Básica Professora Air Addor, localizada no bairro Ouro Verde, para ver de perto as dificuldades que a escola enfrenta para iniciar o ano letivo de 2013.

A escola municipal Professora Air Addor foi fundada em 1996, nunca passou por reformas. A Escola apresenta vários problemas que se agravam neste período de chuva. Com a chuva a escola fica constantemente inundada, seja pela quantidade de goteiras nas salas de aula ou pela enxurrada que vem da rua e que não encontra saída.
Os telhados de várias salas estão com gotejamento. Encharcados, os forros estão rebaixados. O cheiro de mofo domina o ar e a água toma da sala de aula. 

A cozinha é tão estreita que parece um corredor. As paredes estão cheias de infiltrações. Localizada ao lado da fossa séptica, em determinada período, as paredes da cozinha ficam infestadas de ”corós”. Os alimentos usados para o preparo da merenda são armazenados em um armário de aço que fica no corredor, do lado de fora da cozinha.

Os banheiros são insuficientes para atender mais de 300 alunos por período e não acessibilidade para cadeirante. Dos três vasos sanitários do banheiro masculino, dois foram interditados, apenas um está em funcionamento.  Os professores, funcionários e visitantes usam um único banheiro que fica na sala dos professores. O banheiro da secretária da escola, que estava interditado, foi transformado em arquivo morto.

Os quadros verdes estão sem condições de uso. Estão danificados, com muitas rachaduras e sem aparador de pó que se despregaram da parede.

Sem água. Durante o ano de 2012 foi abastecida por caminhão pipa. Este ano, como as aulas ainda não começaram, não receberam água potável. A água utilizada para limpeza e descargas nos banheiros é a que está sendo recolhida com baldes e galões, neste período chuvoso.

A escola não tem biblioteca. O espaço utilizado pelos alunos para consultar o pequeno acervo bibliográfico que a escola possui é o mesmo usado pelos professores, a chamada de “sala dos professores”.


Além de todos esses problemas de infraestrutura, os profissionais da educação estão amedrontados com a falta de segurança. A escola já sofreu três roubos. Em uma das ocorrências, levaram os computadores do laboratório de informática. Os computadores foram recuperados, mas, neste início do ano, em janeiro, período em que a escola estava sem vigia, foram novamente levados. A gang intitulada “T.D.P.” deixou um recado na parede da escola “NOS VAMOS VOUTAR”. 

Os funcionários e professores relatam que se sentem desmotivados e vivem doentes com a precariedade das condições de trabalho. “Todo o ano é a mesma coisa, cada secretário de educação que visita a escola promete fazer a reformar. Os técnicos chegam até a fazer as medições, mas a reforma nunca chegou. Em 2006, a escola recebeu uma camada de tinta”, revelaram durante a visita.

“Este ano, ao voltar para a escola, com salários atrasados, que ainda é mais desanimador encontramos a escola alagada pelas chuvas, janelas e portas arrombada por ladrões, foi desanimador”, completou uma funcionária que trabalha na escola desde a sua fundação.

Veja o quadro de dificuldades das escolas levantadas pelo sindicato. O quadro será encaminhado ao Ministério Público. 

Confira o Video 

2 comentários:

  1. Que vergonha, isto mostra o quanto o Poder Público se preocupa com a Educação no nosso município! Crianças e servidores doentes, infraestrutura que não condiz como espaço de aprendizagem. Diante de tantas leis, tantos debates, palestras, etc, ainda em pleno século XXI deparamos com essas situações tristes que nos revolta enquanto cidadãos...

    ResponderExcluir
  2. Embora tenhamos um quadro desesperador em todos os segmentos da sociedade e em especial a nossa educação, não vamos esmorecer, e sim nos fortalecer para que possamos estar refletindo cada vez mais sobre nosso poder de transformação através de nossos votos. Colocando representantes que estejam realmente compromissados com a população. Em segurança, saúde, educação. Não podemos jamais compactuar com políticos corruptos e mal caráter, que não tem se quer vergonha na cara de estar vendo o caus, e pouco se lixando está. Mas vamos acreditar e aos poucos eliminando alguns malfeitores, e fazermos a nossa parte, começando por uma melhor escolha de quem vai nos representar com real compromisso, vamos ser mais vigilantes e exigirmos mais dos direitos que temos, pois caso contrário seremos sempres cordeirinhos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.