quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sintep/VG cobra mais agilidade na realização das perícias médicas e nos processos de aposentadoria

Reunião na PREVIVAG
Na tarde de segunda-feira (03/06), a direção Subsede do Sindicato do Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG) esteve reunida com Instituto de Seguridade Social dos Servidores do município (PREVIVAG) e representantes da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Administração.

A audiência foi solicitada para tratar de assuntos relativos a dificuldades enfrentadas pelos/as trabalhadores/as da educação para obter licença médica que necessitam passar pela avaliação da pericia médica . O Instituto conta com apenas dois peritos que atendem apenas uma vez por semana. Ficou encaminhado que a PREVIVAG irá solicitar ao Executivo a ampliação do quadro de médicos peritos.

Ainda foram tratados problemas como a redução do tempo de licenças determinado pelo médico do/a paciente, o que tem trazido transtornos para os/as doentes que retornam ao trabalho mesmo sem as condições plenas de saúde. E, também, foi discutida a demora na tramitação dos processos de aposentadoria onde há caso de levar mais de ano. Foi esclarecido que tal demora se dá em razão das dificuldades na formação dos processos que chega até a PREVIVAG faltando documentação, geralmente referente a certidão de tempo de contribuição.

A direção do Sintep/VG apontou os prejuízos que os/as trabalhadores/as vem tendo, uma vez que já adquiriram o direito de se aposentar ficam impedidos em função de problema de gestão administrativa. Ficou definido que a Secretaria de Administração realizará um levantamento da vida funcional dos/as trabalhadores/as da educação de forma a ter todas as informações referente a vida profissional atualizadas. Além disso, também fará um levantamento de todos os processos de aposentadoria em andamento para sanar eventuais problemas e agilizar o atendimento aos direitos solicitados.

Ainda, discutiu-se a necessidade de descentralizar o recebimento do pedido de aposentadoria, que hoje é feito pela PREVIVAG. Cada secretaria será responsável pela orientação e recebimento das solicitações.


No final da reunião foi marcada uma próxima audiência para o dia a 26 de junho. Na próxima audiência além de avaliar a execução dos encaminhamentos estabelecidos nesta, irá tratar da readaptação de função e outros pontos de interesse da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.