terça-feira, 7 de maio de 2013

Mobilização vitoriosa do Sintep/VG na luta pelo salário e prorrogação dos contratados

A atuação da direção da Subsede do Sintep de Várzea Grande e a presença dos servidores contratados que estavam sem receber salário desde fevereiro no ato público realizado na manhã desta terça-feira (07/05) em frente a SME e a Procuradoria Geral do Município, garantiram a solução acerca dos salários atrasados e da prorrogação dos contratos.

A solução foi apresentada na audiência que solicitada pela direção da subsede na sexta-feira (03/05), após a reunião convocada  com os servidores contratados. 
Participaram da audiência representando o executivo: o Procurador Geral José Patrocínio, o Secretário de Educação Jonas Sebastião da Silva, o Secretário Celso Barreto da SAD e o Secretário de Governo Ismael Alves, Adila Andrade (assessoria de Gestão/SAD), Caroline Patrícia da Silva (Superintendente de Gestão da SAD) e Giselle Ferreira Vieira (Assessora Jurídica Especial da Procuradoria Geral). Da parte do SintepVG.  E, pelo sindicato estiveram presentes: o Presidente do SintepVG, professor Gilmar Soares Ferreira, a Secretária Geral, Anadelma Marques Borges, e Secretária de Assuntos Jurídicos e Legislativos, Maria Aparecida Cortez.


Para Cida Cortez, a audiência foi fundamental porque não somente apontou para a solução dos salários em atraso e da necessária prorrogação dos contratos, como também apontou para a necessidade da SME em conjuntos com a SAD. “Foi possível construir uma agenda de trabalho e um calendário para discutir os temas estruturantes da Pauta de Reivindicação, para ser apresentada à categoria que está mobilizada e inicia a retomada da greve neste dia 13 de maio”, afirmou a Secretária de Assuntos Jurídicos.

Segundo Anadelma Marques  foi a primeira reunião dos secretários da pastas mais diretamente envolvidas com os problemas da educação. “Foi um momento, que possibilitou ao sindicato explicar todos os problemas da educação, para  todos tomarem consciência de que é preciso refletir e resolver esses graves problemas que afetam a categoria de forma concreta, como a luta  do PCCS, a revisão do enquadramento de 2010 e respostas à pauta de reivindicação que aponte para a garantia e ampliação dos direitos da categoria”,  disse a professora.

De acordo com o professor Gilmar Soares Ferreira  “a ata que resultou da audiência é uma grande vitória dos contratados que souberam buscar o sindicato para encaminhar uma busca das soluções dos problemas. E mais, a audiência serviu para o início das negociações em torno da pauta de reivindicação, motivo pelo qual a categoria decidiu retomar a greve”, afirmou o presidente.

“É na união que reside a força da categoria. De forma madura, a categoria vem tomando decisões que possibilita avançar nas conquistas. Foi assim com os salários atrasados. Será assim com a pauta de reivindicação. Sem descuidar dos direitos dos alunos, construiremos uma luta capaz de garantir e avanças na luta por valorização de todos os profissionais da educação”, avaliou o professor.  “Agora é aguardar o documento da SME para já em greve, a categoria possa avaliar a proposta inicial às questões centrais pelas quais a categoria decidiu entrar em greve a partir de 13 de maio”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.