segunda-feira, 6 de maio de 2013

Para o Sintep/VG o Secretário Jonas se contradiz ao afirmar que já atendeu quase toda as reivindicações da categoria

Secretário Jonas Sebastião da Silva
Faltando apena uma semana para o início da greve por tempo indeterminado, ainda não houve nenhuma sinalização por parte do secretário municipal de educação, Jonas Sebastião da Silva, de convocar a direção do Sintep/VG para negociar a pauta de reivindicação protocolada desde  11 de janeiro de 2013. A categoria aprovou greve na Assembleia Geral realizada no dia 23 de abril, no primeiro dia da greve nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).

Segundo o presidente do SintepVG, Gilmar Soares Ferreira, a falta de diálogo por parte do executivo preocupa. “Primeiro porque o executivo não tem demonstrado interesse em evitar a greve, buscando o sindicato para negociar. Segundo porque tem usado os meios de comunicação para afirmar que já atendeu quase inteiramente a pauta de reivindicação da categoria, o que não representa a verdade”, afirma o professor.

De acordo com o professor Gilmar, na pauta de reivindicação consta mais de 20 itens e foi protocolada no Executivo e no Ministério Público, no dia 11 de janeiro de 2013. E, também foi  protocolada na presidência da Câmara de Vereadores no dia 29 de janeiro, em função do recesso parlamentar. “Durante a greve por atraso de salário, afirmamos em audiência com o Prefeito Wallace, o Promotor José Mariano e os Secretários Jonas da Silva e Ismael Alves, que tão logo fosse virada a página da greve por atraso de salário, a categoria buscaria negociar a pauta de reivindicação”, lembrou o presidente do Sintep/VG.

“Desde o final da greve, o Secretário Jonas fez vistas grossas aos ofícios do sindicato. E, em audiência com o Próprio Secretário Jonas, a direção da subsede do SintepVG alertou para os riscos de resolver questões como as funções gratificadas sem resolver o problema da revisão do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) e que este trabalho teria que necessariamente começar com uma audiência específica para tratar da pauta de reivindicação”, esclarece o professor Gilmar Soares.

“Lamentavelmente, o Secretario Jonas vem a público dizer que a pauta foi quase que totalmente atendida sem que nenhuma audiência específica para tratar a pauta tenha acontecido, por falta de convocação da própria SME”, completa Gilmar Soares.

Para o presidente do SintepVG, a greve é o último recurso diante da postura do executivo. “Não negociar, não dialogar é desconsiderar o interlocutor legal da categoria. No caso da revisão do PCCS, a SME, tem inclusive, desrespeitado o Ministério Público que já cobrou as reuniões de trabalho entre Secretaria Municipal de Educação (SME) e SintepVG para resolver a questão do PCCS.

A direção do SintepVG tem encaminhado ao Ministério Público em Várzea Grande todos os documentos expedidos ao secretário e ao prefeito. “Esta é uma forma de dar publicidade às decisões das instâncias da categoria, que a direção da subsede faz questão de reunir regularmente”, diz o professor Gilmar Soares.

Mobilizações

Na terça-feira (07/05) às 8h, será realizado  ato público em frente à Procuradoria Municipal para cobrar o pagamento imediato aos profissionais da educação contratados que estão sem receber desde fevereiro e também para corrigir a situação dos contratos que se encerraram em 10 de abril e que até agora não foram renovados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.