quarta-feira, 10 de abril de 2013

Conselho de representantes da rede municipal define mobilizações para os 3 dias da Greve Nacional


Representantes de diversas escolas municipais e a direção do Sintep/VG se reuniram em Conselho de Representantes da Rede Municipal de Ensino, nesta quarta-feira, (10/04), na sede do sindicato, para fazer a avaliação da situação das escolas e tirar ações de mobilização para a Greve Nacional em Várzea Grande.

A Avaliação feita pelos presentes aponta para várias dificuldades no interior das escolas:

Infraestrutura das escolas: Quase a totalidade das escolas está com problemas no telhado, na rede elétrica, sem recursos para fazer pequenos reparos e muitas escolas oferecendo riscos aos alunos por causa do muro que está caído ou está desabando.

Alimentação Escolar: a reclamação é geral em todas as escolas. São poucos os produtos que estão sendo entregues, de forma irregular e em quantidade desproporcional ao número de alunos.  Alguns produtos, como frutas e legumes entregues na quinta e sexta em muitas escolas estão sendo jogados fora, por não haver condições de consumo. Outro detalhe é que a entrega na escola ocorre na hora das refeições, o que dificulta a fiscalização dos funcionários. Além disso, a forma de devolver a mercadoria é burocrática, trazendo prejuízos para a escola e os estudantes. Apesar de existir um cardápio desenvolvido por nutricionistas, as escolas voltaram a conviver com o famigerado cardápio de Chá com Bolachas.

Problemas agravados com o Programa Mais Educação: As escolas estão denunciando que a existência do Programa do Governo Federal Mais Educação desenvolvido em parceria com o município vem acarretando diversos problemas nas escolas. O principal deles e a não contratação de mais uma técnica da alimentação escolar, sobrecarregando as funcionárias do setor que não conseguem nem mesmo atender a demanda normal da escola. A merenda escolar para os alunos do programa também é insuficiente.

Falta de Pagamento do Adicional Noturno dos Vigias: As reclamações da falta de pagamento do Adicional Noturno aos vigias são constantes, em que pese as escolas alegarem estarem encaminhando a relação das pessoas que tem direito ao adicional. A direção da subsede relatou o que foi tratado na reunião com os vigias e também com o secretário,  reafirmado a necessidade de todas as escolas reencaminhar, por escrito, de forma constante à SME a relação dos que tem direitos a receber. “Está é  a única forma de contrapor à informação da própria SME de que os gestores não estão repassando as informações”, orientou Gilmar Soares, presidente do Sintep/VG.


A direção apresentou o resultado de uma audiência realizada entre a Secretária Municipal de Educação (SME) e o Sintep/VG, que foi solicitada pelo sindicato para cobrar os diversos pontos da Pauta de Reivindicação, que até o momento, não houve negociações. Dentre os pontos cobrados de forma específica estão: Negociação imediata em torno da Pauta de Reivindicação, Revisão do Plano de Carreira e Revisão do Enquadramento de 2010.

Diante da situação de imobilismo por parte da SME com relação a estes pontos, o Conselho de Representantes, seguindo orientação da direção, apontou a necessidade de convocar uma assembleia geral para decidir sobre a retomada da Greve. A categoria exige que as negociações sejam imediatamente iniciadas, o novo Plano de Carreira seja sancionado até o dia 10 de maio e os trabalhos da revisão do enquadramento de 2010 sejam iniciados.

O Calendário de atividades ficou assim definido - Adesão à Paralisação Nacional de 3 dias, convocada pela CNTE, na Rede Municipal de Várzea Grande;

Dia 23 de abril (Terça-feira) – Assembleia Geral, na Praça da Todimo, às 8h, para definir a retomada do movimento de greve em VG, caso o Novo Plano de Carreira não seja sancionado até 10 de maio e a revisão do enquadramento de 2010 não esteja em andamento. Em seguida, haverá uma Caminhada até a Igreja Nossa Senhora do Carmo para um ato de advertência à sociedade sobre a necessidade do executivo resolver os problemas da Carreira dos profissionais em educação em nosso município.

Dia 24 de abril (Quarta-feira) – Exposição a partir das 8h, na Praça da Igreja Nossa Senhora do Carmo (Centro de VG), dos dossiês das Escolas, denunciando as péssimas condições de infraestrutura e os riscos que educadores e estudantes estão correndo dentro de nossas escolas. Cada escola registrará em 5 a 10 fotos e relatório escrito os seus problemas para  ser enviado para a subsede produzir um dossiê (caso a escola não tenha o seu dossiê preparado).

Dia 25 de abril (Quinta-feira) – Ato Público em frente à Câmara de Vereadores, cobrando os pontos da Pauta de Reivindicação e alertando o Executivo e o Legislativo acerca dos Problemas com o Plano de carreira e os direitos negados aos Profissionais da Educação. Após o ato publico, a categoria fará uma caminhada de protesto pelo Paço Municipal Couto Magalhães.

Ainda, o conselho de representantes indicou para a Assembléia Geral decidir  a RETOMADA DA GREVE na rede municipal de ensino em Várzea Grande, a partir de 12 de maio, por tempo indeterminado até a aprovação e sanção do novo  Plano de Carreira e do início dos trabalhos da revisão do enquadramento de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.