sexta-feira, 26 de abril de 2013

Trabalhadores da Educação de VG adverte prefeito e vereadores

 A educação irá retomar a  Greve caso a pauta de reivindicação não seja atendida

Os trabalhadores da rede municipal de Ensino de Várzea Grande realizaram Ato Público em frente à Câmara Municipal e caminhada pelo conjunto político administrativo do Município de Várzea Grande, encerrando o ato na Secretaria Municipal de Educação (SME), nesta quinta-feira (25/04).  

Segundo a secretária de assuntos jurídicos da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG), Cida Cortez, a Ato Público foi uma alerta sobre a falta de resposta à pauta de reivindicação da categoria que foi protocolada desde a primeira semana de janeiro na SME, no Gabinete do prefeito, no Ministério Público e nos gabinetes dos vereadores.

As principais reivindicações da categoria são: implantação do piso salarial de R$ 1.937 para o nível médio (o atual salário dos profissionais de nível médio é R$ 810,00), revisão do plano de carreira e a revisão do enquadramento de 2010. Ainda, a categoria cobra a melhoria da infraestrutura das escolas urgente.

Os professores e funcionários ainda cobraram, durante a manifestação, pagamento do 13º salário e 1/3 de férias e do adicional noturno dos vigias previstos na legislação trabalhista, o pagamento imediato dos profissionais contratados em fevereiro de 2013. 

Apenas dois vereadores compareceram à manifestação. O vereador Ivan dos Santos Oliveira (PT), vice-presidente da Comissão da Educação e o vereador Valdemir Bernardino de Souza (DEM). Os dois vereadores foram questionados sobre o projeto de gratificações dos coordenadores e diretores de escola, sem discutir o Plano de Carreira, Cargos e Salários da categoria.  Os vereadores se comprometeram em discutir a pauta de reivindicação dos profissionais da educação na próxima sessão da Câmara de Vereadores. 

Na Assembleia Geral realizada na terça-feira, 23 de abril, a rede municipal de ensino decidiu retomar a greve. A retomada da Greve por Tempo indeterminado está marcada para o dia 13 de maio, às vésperas do aniversário da cidade. A decisão da Assembleia teve por base as resoluções do Conselho de Representantes da categoria, que diante da inoperância da Secretaria Municipal de Educação em convocar o sindicato para debater a pauta de reivindicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.