sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sintep/VG e pais e mães de alunos debatem falta de vagas nas escolas públicas de Várzea Grande com a Promotoria da Infância e Juventude

Pais e Mães já estiveram na SME/VG
Aconteceu nesta quinta-feira (17) às cinco horas da tarde, uma reunião com representantes de pais e mães de alunos da Escola Municipal Profª Ruth Martins Santana e representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG), na Promotoria da Infância e Juventude de VG.

Na pauta, a busca dos pais e mães por matrículas para seus filhos estudarem 5.º ano numa escola próximo de sua residência. Os pais e mães reivindicam a matricula na Escola Ruth Martins Santana, localizada no Bairro Acaraí, que atenderia os bairros circunvizinhos.

A Subsede do Sintep/VG, atendendo pedido dos pais e mães, buscou envolver o Ministério Público na questão, uma vez que a falta de vagas nas escolas públicas municipais e falta de escolas da rede estadual que atenda os iniciais do Ensino Fundamental, decorre da falta de planejamento do atendimento da demanda pela rede municipal em VG e pela desresponsabilização do Estado em atender a sua parte nas matrículas.
Lista de Pais e Mães que buscam vagas para os filhos

“Lamentavelmente, temos crianças de sete bairros que se quisessem se matricular, só iriam encontrar vagas em escolas a 2, 3 ou 4 km distante da sua residência. Com razão isto preocupa os pais e mães. O Sintep/VG não pode ignorar esta realidade”, justificou Gilmar Soares Ferreira, presidente do Sintep/VG.

A secretária de assuntos jurídicos e legislativos do Sintep/VG, Cida Cortez, apresentou à Promotoria da Infância e Juventude o problema que todos os anos se repete, que é a corrida dos pais e mães para matricular seus filhos. “As únicas filas de porta de escola que tem justificativa em VG é para matricular as crianças na creche e nas escolas de ensino médio, pela falta de vagas em alguns bairros”, afirma Cida Cortez.

O promotor público,José Mariano de Almeida Neto, entendeu o apoio do Sintep na luta para que as crianças tenham condições de estudar próximos de sua casa e apontou para a luta de médio longo prazo para um planejamento do atendimento da demanda entre estado e município de modo a garantir vagas para todos os alunos.

Com relação aos pais e mães que buscam matricular seus filhos na Escola , o promotor José Mariano aguarda o desfecho do processo de aluguel das salas para comprovar que a escola garantiu o direito aos quase 60 pais e mães de matricular seus filhos em uma escola próxima de sua casa.

Ainda, o promotor solicitou aos pais e a mães que participaram da reunião e também ao SintepVG que na próxima semana sejam enviadas informações das matrículas. Caso a situação não estiver resolvida, o Ministério Público irá acionar a Gestão da Educação Municipal e da unidade escolar.

No final da reunião, Gilmar Soares destacou a distorção do atendimento da demanda do anos iniciais pela rede municipal (mais de 14 mil alunos) e rede estadual (em torno de 2 mil alunos), o que traz prejuízos financeiros para o próprio município. “Embora tenhamos que corrigir urgentemente esta distorção, não podemos permitir que nossas crianças corram riscos a caminho da escola. Se não tem escola estadual para aqueles bairros e tem escola da rede municipal, então cabe a rede municipal atender a demanda de forma imediata e buscar a colaboração do estado para a corrigir a distorção”, explicou o presidente do Sintep/VG. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.