quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pais e mães de sete bairros não conseguem matricular seus filhos em Várzea Grande


 Pais e mães estão revoltados com a falta de vagas para os seus filhos estudarem. O problema foi discutido em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG), na tarde desta quarta-feira (09). A reunião aconteceu na Escola Municipal Profª Ruth Martins Santana, localizada no Bairro Icaraí.

Os moradores dos bairros dos Icaraí, Novo Icaraí, Nova Era, Vila Lucimara, Novo Horizonte, Jardim das Flores e São Gonçalo, participaram da reunião com a direção do sindicato. As escolas desses bairros não oferecem vagas para o 5º ano e por iniciativa dos próprios pais, foi elaborada uma lista que já ultrapassou 60 pessoas que ainda não conseguiram matricular os seus filhos.

Dona Izaura Faria dos Santos relata que percorreu todas as escolas dos bairros circunvizinhos e não conseguiu vaga para o seu filho estudar o 5º ano. Ela já foi reclamar na prefeitura e disseram-lhe para aguardar uma solução até segunda-feira.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Era e pai de aluno, Elizeu Francisco da Costa, está preocupado com a falta de vagas nos bairros vizinhos. “Precisamos que esta escola abra sala de aula para o 5º ano, pois caso isso não ocorra, muitas crianças terão que andar muito até outra escola”, reivindica o presidente preocupado com a falta de segurança e o trânsito.

Para o presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares, a falta de vagas é consequência da falta de escolas, decorrente dos erros de atendimento da demanda pela rede municipal de VG e pela ausência do Governo do Estado em atender sua demanda, principalmente no Ensino Fundamental. “A situação é agravada pela falta de realização de conferências municipais e falta de discussão do Plano Municipal de Educação, uma completa falta de planejamento educacional”, avalia Gilmar Soares.

A direção do sindicato informou na reunião que irá protocolar a lista de espera no Ministério Público e participará da reunião que acontecerá na segunda-feira (14), às 14h, na prefeitura. “É importante que os pais que ainda não conseguiram matricular os seus filhos compareça também na porta da prefeitura”, convocou o professor Gilmar Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.