quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Prefeito Wallace paga salário de dezembro conforme compromisso firmado com o Sintep/VG

Categoria na porta da prefeitura cobrando salários atrasados
Segundo informações da categoria por telefone ao SintepVG,  nesta quinta-feira (31), por volta das 17h, foi depositado pela Prefeitura de Várzea Grande, o salário  do mês de dezembro de 2012, o salário atrasado, não pago pelo  vereador Maninho de Barros, que respondia pela prefeitura desde que o prefeito Tião da Zaeli abandonou o cargo.

O prefeito Wallace acatou a posição defendida pelo sindicato, conforme proposto no termo de compromisso – pagar a folha de dezembro até o dia 31 de janeiro, item do acordo que foi cumprido na data de hoje. O prefeito, depois da audiência com o SintepVG, reviu a posição inicial de pagar a folha de janeiro, no mês janeiro, deixando os salários de dezembro para quitar conforme fluxo de caixa.


Segundo a secretária geral do Sintep/VG, Anadelma Marques, durante o ato público com a categoria e na audiência com o Prefeito, Wallace Guimarães, com o Secretário de Educação, Jonas Sebastião da Silva, com o  Secretário de Governo, Ismael Alves, e na presença do Promotor Titular da Infância e Juventude, José Mariano, o Sintep/VG argumentou que a atitude do prefeito resultaria em um duro castigo para mais de 1/3 da categoria que trabalhou em dezembro sob o regime de contrato temporário e portanto, ficaria sem receber qualquer pagamento em janeiro.

“Além dos contratados  que seriam penalizados ainda mais, pois já estão sem receber salários de agosto e setembro, os novos concursados que tomaram posse em outubro  ainda não haviam visto a cor de dinheiro, também seriam prejudicados, caso o pagamento de dezembro não fosse efetuado em janeiro”, explicou a secretária geral do Sintep/VG.

“Já com relação ao 13.º salário, o pagamento de janeiro antes de dezembro também representaria um grande problema, uma vez que tem profissionais que não receberam o 13.º salário ou receberam apenas parte do mesmo”, completa a diretora do sindicato.

“Entretanto a categoria reunida em assembleia geral, de forma madura e consciente, acatou em parte o termo de compromisso, rejeitando parte da proposta de termo de compromisso que afirmava que o Sintep não cobraria os demais salários atrasado e estabeleceu o dia 06 de fevereiro para que um calendário de pagamentos dos valores em atraso fosse apresentado ao Sintep/VG”, lembrou a professora.

Para o presidente do SintepVG, Gilmar Soares Ferreira, que está representando a CNTE no Congresso dos Trabalhadores Urbanos da Bolívia, congresso que acontece em San Ignácio, falou pelo skype com a assessoria de comunicação da subsede. “A situação dos trabalhadores da educação de Várzea Grande é dramática pelo baixo salário e pelo histórico de direitos negados pelos gestores públicos. A situação se aprofunda com o atraso de salário por descuido também das administrações anteriores. Esta realidade desafia a nova administração, que terá que se desdobrar para garantir as condições mínimas de sobrevivências dos educadores, colocando o salário em dia”, avalia o professor Gilmar Soares.

“Agora, com o pagamento de dezembro, cabe às gestões nas Unidades Escolares realizarem o levantamentos dos problemas de salários, bem como de infraestrutura e falta de pessoal para que durante o Conselho de Representantes das unidades escolares, que acontecerá no dia 06 de fevereiro, na subsede do Sintep/VG, possamos traçar as estratégias de mobilização para 2013”, completou o presidente do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.