quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Filas em Várzea Grande tem a ver com a falta de vagas e investimento

Fila para Matrícula EMEB Alino Ferreira
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) contesta os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em seu site sobre o levantamento de vagas ofertadas em 2013 para estudantes da rede estadual em Cuiabá e Várzea Grande.

Este ano as filas novamente se formaram em torno das creches de Cuiabá e Várzea Grande onde pais e mães não conseguiram matricular seus filhos. Faltou ao governo pedir a participação da comunidade, do Sintep/MT e de outras instituições para o planejamento do atendimento às matriculas.
"Foi necessário o Ministério Público acionar a prefeitura para forçar a mesma a atender a demanda, mesmo quando o município já não tem capacidade financeira para atender os alunos. Lamentavelmente o município vai atender os alunos de forma precária em algumas regiões", afirma Gilmar Soares Ferreira, secretário de Comunicação do SINTEP/MT e presidente subsede do Sintep de Várzea Grande.

Isto é fruto da falta de planejamento e ausência do Estado no atendimento à demanda como, por exemplo, a questão do ensino fundamental. Várzea Grande atende hoje cerca de 15 mil alunos do 1º ao 4º ano enquanto o Estado atende menos de 2 mil alunos.

O reflexo desta questão é a falta de investimentos para reforma e manutenção das escolas e pagamento de salário digno para os profissionais da rede municipal.

Fonte - SINTEP/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.