segunda-feira, 1 de julho de 2013

CONAE 2014 – Etapa municipal realizada em Várzea Grande

Pais, alunos e profissionais da educação do município de Várzea Grande participaram no dia 28 de junho da Conferência Nacional da Educação – CONAE. O evento foi realizado no anfiteatro da Escola Estadual José Leite de Moraes, localizado no Bairro Cristo Rei. Vários diretores da direção da subsede do Sintep/VG acompanharam todo o debate.

Para o presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares, que participou da mesa de abertura, o momento foi importante para se fazer uma reflexão sobre educação em Várzea Grande. “A CONAE através de seus dois temas principais: O PNE (Plano Nacional de Educação) como instrumento para implantação de um SNE (Sistema Nacional de Educação) é a possibilidade de superação de problemas graves e crônicos da educação nacional, que tem no Estado de Mato Grosso e em especial no Município de Várzea, exemplos vivos desses problemas As demandas de educação Infantil, de Ensino Médio e ensino profissionalizante, bem como ensino superior; a questão da qualidade na aprendizagem e a valorização profissional de professores e funcionários somente serão conquistas com um novo patamar de financiamento e um novo patamar de gestão que apenas vamos encontrar no Sistema Nacional Articulado de Educação ou no Sistema Único de Ensino, algo que em Mato sempre acreditamos ser possível”,  afirma o professor.

O resultado do debate municipal será levado à Conferência Estadual de Educação a ser realizada no segundo semestre. Todos os subsídios recolhidos das Conferências Municipais serão analisados pelos conferencistas estaduais que elaborarão uma pauta de propostas, para a CONAE 2014.

Os delegados que foram eleitos dentre os seguintes segmentos representativos são:
Estudante - Tatielly Repolho
Mãe de aluno - Miraci Pedroso da Silva
Técnico - José Anastácio do Espírito Santo
Técnica - Aparecida Cortez
Docente - Wilton marques da Silva
Docente - Tacilia Soares da Costa da Silva

Sobre a Conferência

O CONAE tem por objetivo assegurar um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado pela sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, além de acreditar e lutar pela transformação da sociedade, através de uma educação pública de qualidade.

As etapas em discussão são classificadas em sete eixos: o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação, educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. Além da educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. Bem como a gestão Democrática, participação popular e controle social. Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho finalizando com Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

A Conferência Intermunicipal será nos dias 14 e 15 de agosto no Centro de Formação e Atualização de Professores Cefapro – Cuiabá. A finalidade do evento é cumprir as etapas preparatórias para CONAE que será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.