domingo, 10 de março de 2013

Sintep/VG inicia curso de Formação Política e Sindical


Dinâmica realizada na abertura do curso de formação  
Afinal, o que sabemos: Política? Democracia? Cidadania? Classes Sociais? Estado? Como se conquistam os direitos? Como o povo se organiza? Prá que e porque existem os sindicatos? Porque os/as trabalhadores/as fazem greve? Essas foram algumas das reflexões feitas durante o primeiro módulo do Curso de Formação Política e Sindical que começou nesta sexta-feira, 08 de março, dia internacional da mulher, na sede do sindicato.

O Curso de Formação, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG), de acordo com a secretária de formação sindical do Sintep/VG, Vania Miranda Rodrigues, visa subsidiar as/os trabalhadores e trabalhadoras da educação para intervenções em espaços de debate e de disputa na luta pela garantia de uma educação de qualidade com valorização profissional. “Queremos principalmente promover e potencializar os trabalhadores e trabalhadoras da Educação de Várzea Grande na luta sindical por direitos sociais”, afirmou a professora Vânia Miranda.

O 1º módulo contou com a participação de 30 trabalhadores/as. O curso foi assessorado pelo professor Helder Molina, professor  da UERJ, historiador, mestre em Educação, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, educador e pesquisador sindical, assessor de formação política e planejamento sindical.  

Para o professor Molina “a formação sindical é uma ferramenta fundamental para a construção de uma consciência crítica, instrumento eficaz para ação política, e pleno exercício da cidadania ativa e participante. A emancipação dos trabalhadores deve ser obra dos próprios trabalhadores, as mudanças sociais profundas só foram realizadas a custo de muita luta de nossa classe”.
                            
Segundo informações da secretária de formação o Curso de Formação Política e Sindical é composto de quatro módulos. “O segundo módulo será em abril”, informou Vânia Miranda.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.