sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Escolas estaduais de Várzea Grande estão sem internet há mais de 15 dias


Gilmar Soares, durante ato de protesto em V
Escolas estaduais de Várzea Grande e possivelmente de todo o Estado de
Mato Grosso estão sem acesso a internet. A denúncia é dos profissionais da educação, especialmente dos professores e da gestão das escolas que necessitam da internet para acessar o sistema de informação da Secretaria de Estado de Educação (Secuc/MT).

Segundo o presidente do SINTEP/VG e secretário de Comunicação do SINTEP/MT, Gilmar Soares, a reclamação é geral por parte dos professores que podem ter comprometido todo trabalho de documentação do processo pedagógico que já é causa de muito sofrimento, em função das precárias condições de acesso a internet nas escolas o que os obriga a levar trabalho para casa. " Relatos de gestores revelam que o problema não é maior, em algumas escolas, pelo fato de terem a internet paga pelo governo federal. Outros relatos apontam para os "jeitinhos" como pagar modem com recursos da própria escola ou do próprio bolso dos profissionais", informa o presidente da subsede.

O problema já tem quase um mês. O próprio órgão central e as Assessorias Pedagógicas tiveram suas linhas telefônicas cortadas. "Outras situações, como a determinação de retorno de profissionais em licença prêmio para o trabalho antes do fim do gozo da referida licença, podem estar demonstrando que o orçamento da Seduc não tem dado conta de atender as demandas do atendimento educacional nas escolas públicas de Mato Grosso, que a cada dia vem crescendo e se tornando mais exigente do ponto de vista de pessoal e infraestrutura para manter as escolas", analisa Gilmar Soares.

O Sintep/MT vem denunciando há anos que segundo a lógica do crescimento
vegetativo do orçamento da educação (frente ao crescimento e complexificação do atendimento da demanda) e da forte e contínua retirada de recursos da educação por meio das políticas de renúncia e isenção fiscal, a Secretaria de Estado de  Educação está falida.

Marcha dia 19 - O abandono da escola pública pelo governo do Estado será um dos temas da Marcha Estadual de Educação promovida pelo Sintep/MT para cobrar melhores condições de aprendizagem nas escolas mato-grossenses.

Para o presidente do SINTEP/MT, Henrique Lopes do Nascimento, "se a Seduc não tem dinheiro para pagar conta de telefone e internet nas escolas, qual será então a condição de garantir escola de tempo integral para os alunos; ensino médio profissionalizante e inovador aos adolescentes e jovens; educação de jovens e adultos de qualidade; profissionalização de funcionários; reforma e construção de novas escolas?", questiona o presidente do SINTEP/MT 

"Eis aí uma forte razão para o envolvimento de todos na marcha do dia 19 de setembro. Pais, mães, alunos e educadores devem ir às ruas para mostrar seu descontentamento com os problemas vivenciados na educação em Mato Grosso", afirmou Henrique Lopes do Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.