sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

AVISO - Funcionamento do Clube das Mangueiras


A direção da Subsede do Sintep/VG, informa que o Clube das Mangueiras não funcionará neste fim de semana. Na terça, dia de Natal estará funcionado normalmente.

Ainda avisa que os filiados ao Sintep/VG  também poderão participar da Festa de Virada do Ano. Os convites para o jantar estão disponíveis na Clube por R$ 25,00 (vinte e cinco reais/por pessoa). Boas Festas!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Atenção – Fiquem atentos/as as diferenças salarias do 13°

A direção da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG) chama a atenção dos profissionais da educação da rede municipal de Várzea Grande para ficarem atentos/as com o pagamento do 13° salário.

Caso percebam diferenças nos valores recebidos devem protocolar requerimento solicitando o imediato ressarcimento da diferença salarial na Secretaria Municipal de Educação (SME) e encaminhar cópia a subsede”, oienta o professor Gilmar Soares, presidente do Sintep/VG

 A cópia com o protocolo da SME pode ser encaminhada por email sintep@terra.com.br ou entregue na subsede após o recesso de fim de ano, na segunda-feira (7/01).

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Existência de servidores sem receber salários na educação em VG contradiz fala do Secretário na TV Centro-América

A existência de servidores sem receber o salário de novembro e meses anteriores na Educação em Várzea Grande contrária a afirmação do Secretário Municipal de Educação na TV Centro-América, no dia 13/12 e revela que o secretário finge que desconhece o problema.

Como exemplo, a direção da subsede cita duas servidoras EMEB Marilce Benedita que desde setembro não recebem seus salários. Mas, ainda segundo o Sindicato, dezenas de contratos foram represados na SAD e não eram liberados para se efetivar a contratação e o pagamento. O SintepVG tem conhecimento desses casos e a SAD/SME também tem conhecimento, pois, os/os gestores da escolas atuam de forma ágil na apresentação dos contratos dos servidores.

Leia o Informativo do SINTEP/VG " Lição de Casa"

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Juiz garante prorrogação de contrato e licença a maternidade

A direção da subsede do Sintep/VG comemora a garantia do direito da gestante Rosycchelli Guia Da Silva Ferreira, que conseguiu a prorrogação do contrato até 5 mês após o nascimento da sua criança, além do direito a licença maternidade neste período.

A decisão foi do juiz da Terceira Vara Especializada da Fazenda Pública da Comarca de Várzea Grande,  Onivaldo Budny.  O juiz julgou procedente o mandado de segurança impetrado por Rosycchelli Guia Da Silva Ferreira, através da assessoria jurídica do sindicato, em razão de rescisão e não prorrogação do contrato de trabalho. A secretaria de administração de Várzea Grande ignorou o  período de estabilidade provisória da gestante.

“Fica o alerta para as gestantes, já que os contratos, normalmente, vão até o dia 23 de dezembro. As interessadas devem procurar o sindicato e levar a seguinte documentação: contrato, e atestado médico assinado”, informa o advogado da subsede do Sintep/Vg, Bruno Boaventura.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Alunos das escolas do campo de Várzea Grande ficam sem transporte escolar a partir de segunda-feira



Uma rápida visita dos integrantes da direção do Sintep/VG às escolas rurais de Várzea Grande foi suficiente para comprovar várias dificuldades para o encerramento do ano letivo de 2012. 

Além da falta de funcionários para os serviços de limpeza, alimentação escolar, faltará o transporte escolar.a partir de segunda-feira (10/12), aos alunos das escolas do campo.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sintep/VG garante na justiça licença-prêmio


O Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, no processo 276126, impetrado pela trabalhadora da educação Julieta Coelho Batista determinou o imediato gozo da licença prêmio.

No texto da sentença, o Juiz Onivaldo Budny afirma que a prefeitura municipal de Várzea Grande afrontou a própria lei. “Evidenciado, assim, o direito da autora no usufruto da licença-prêmio referente ao quinquênio 2002/2007, a recusa do réu em permitir o gozo do benefício mostra-se ilegal e afronta a própria lei municipal que o contempla. Evidencia-se, assim, a obrigação do réu de possibilitar-lhe o imediato gozo do benefício”, diz trecho do texto.

Royalties do petróleo: CNTE não aceita gato por lebre



Ao tomar conhecimento do teor da Medida Provisória nº 592, a CNTE verificou que a forma de distribuição dos recursos destinados a estados e municípios, oriundos da camada Pré-Sal, continua sem vinculação própria para a área da educação pública, fato que motivou a Entidade a pedir esclarecimentos ao Ministro da Educação sobre a efetiva abrangência da referida MP e sua estimativa de arrecadação.

Em defesa do SUS 100% PÚBLICO


Faltam 13 mil vagas nas creches de Várzea Grande



Creches em Várzea Grande dispensam alunos
por falta de água
O ano letivo de 2013 iniciará com um déficit aproximado de 13 mil vagas para a educação infantil em Várzea Grande. As matrículas da rede municipal de ensino, que abrange ainda o Ensino Fundamental, serão renovadas entre os dias 11 e 13 de dezembro.

As vagas remanescentes serão disponibilizadas para alunos novos entre 7 e 21 de janeiro. As aulas na cidade terão início em 18 de fevereiro.

Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Catarina Monteiro estima que o município ofereça entre 23 e 24 mil vagas para toda a rede. Reconhece que a principal carência educacional de Várzea Grande está na educação infantil, que totaliza 7.725 vagas, sendo 2.701 destinadas para creches e alunos de 1 ano e 6 meses a 3 anos. O restante, 5.024 vagas, atende crianças de 3 a 5 anos.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tribunal de Contas de MT define como "UMA LAMBANÇA TOTAL" as administrações de Murilo e Zaeli

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) julgou irregulares as contas do ano de 2011 da prefeitura de Várzea Grande. Durante a leitura do voto, o relato, conselheiro Antônio Joaquim, classificou a conduta dos ex-prefeitos Murilo Domingos (PR) e Sebastião Gonçalves (PSD) como “uma lambança total”.

Entre as irregularidades apontadas por Joaquim está a retenção de valores que deveriam ser entregues para a Previdência, o que, na opinião de Joaquim, caracteriza crime de apropriação indébita. Além disso, a análise das contas mostrou que, no período, foram feitos pagamentos irregulares, como contas particulares, horas-extras a ocupantes de cargos comissionados e valores acima do estabelecido em diárias aos servidores.

Encontro dos Aposentados do SINTEP/VG

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ATENÇAO - Sintep/VG solicita relatório das condições de infraestrutura e pessoal das escolas municipais

A direção do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, subsede de Várzea Grande (Sintep/VG) considerando a reunião com a promotora de justiça, Maria Fernanda Corrêa da Costa, realizada na quarta-feira (28/11) e considerando as deliberações do Conselho de Representantes da Subsede, realizado na última sexta-feira (29/11), tendo em vista a garantia do funcionamento das creches e escolas municipais de Várzea Grande até o dia 21 de dezembro, SOLICITA das unidades escolares o relatório das condições de infraestrutura e de pessoal para encaminhar a promotoria pública e demais autoridades competentes.

O relatório deve ser entregue na subsede do Sintep/VG, localizada na  Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27 - Bairro Centro - Aeroporto ou enviado pelo sintepvg@terra.com.br.  Mais informações pelo Fone 3682.2263. 

Pagamento na sexta-feira configura atraso salarial, afirma Sintep/VG


Caso a Prefeitura Municipal de Várzea Grande venha pagar os salários dos servidores da Secretaria Municipal de Educação somente na sexta-feira (07 de dezembro), estará incorrendo em atraso de pagamento de Salário. A Afirmação é do Presidente da Subsede do Sintep/VG, Gilmar Soares Ferreira.

A interpretação do Sindicato se baseia no artigo 61 do A Lei Municipal número 1.164/91 que estabelece o Estatuto do Servidor Público Municipal de Várzea Grande, que dispõe da seguinte maneira a respeito do pagamento dos servidores públicos municipais: “Art. 61 – O pagamento da remuneração dos servidores públicos municipais dar-se- a até o dia cinco do mês seguinte ao que se refere.

Estranhamente, os servidores da área da educação serão os últimos a receberem seus salários, quando temos recursos vinculados, que são depositados regularmente a cada 10 dias na conta do município.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pais dos alunos e Sintep/VG participam de audiência no MPE

O funcionamento das creches municipais de Várzea Grande está garantido até o dia 21 de dezembro. Porém, os desafios não param por aí. Falta água e luz em algumas unidades escolares. Algumas escolas estão sem pão para oferecer aos alunos há mais de três meses. “Meu netinho reclamou que não come mais carne na creche”, disse uma das senhoras, avó de uma criança de 5 anos que estuda no CMEI Eleuza Maria Souza Santo.

Essas foram as algumas das várias reclamações que os pais, professores, funcionários, diretoras e a direção do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, subsede de Várzea Grande (Sintep/VG) levaram à promotora de justiça, Maria Fernanda Corrêa da Costa, nesta quarta-feira (28/11), às 16h30. A promotora ouviu por mais de uma hora, atentamente, as reclamações da Comissão composta por mais de 20 pessoas.

Sintep/VG discute a falta de condições das escolas para finalizar o ano letivo

O último CR foi realizado em agosto
A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG) realiza Conselho de Representantes (CR), às 14h30, desta quinta-feira (29/11), no Centro de Eventos de Várzea Grande.

O CR reúne as duas redes de ensino do munícipio. É formado por um representante de cada segmento da escola (professor/a e funcionário/a). O Conselho irá aprovar a Pauta de Reivindicações 2013, que já foi encaminhada para os professores e funcionários discutirem nas escolas. Ainda serão aprovadas as principais estratégias de mobilização que deve começar em janeiro de 2013.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sintep/VG terá audiência com o Ministério Público

Audiência discutirá o fechamento da creches no dia 30 de novembro em VG

A Direção do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso, subsede de Várzea Grande, (Sintep/VG) esteve, na tarde, desta segunda-feira (26) no Ministério Público, para agendar audiência para tratar das denuncias protocoladas através do Ofício n.º 235/2012, no dia 13 de novembro.

Segundo informações do presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares, ficou marcada audiência no Ministério Público (Rua Desembargador Elon de Carvalho, 95, Bairro Costa Verde, próximo a prefeitura de VG), com o promotor Rodrigo Viana, 6ª promotoria, nesta quarta-feira, (28/11), às 14h.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Infraestrutura das creches em Várzea Grande é precária

Pais ficam revoltados ao ler o bilhete no portão da escola 
Creche oferece atendimento parcial por falta de água 

Como se já não bastasse a determinação do fechamento das creches para dia 30 de novembro, o que vai prejudicar mais 2.500 crianças e vai custar a demissão de quase mil funcionários, creches em Várzea Grande limitam o atendimento dos alunos por falta de infraestrutura.

Por problemas no reservatório de água, a Escola Ana Rosa da Silva vem dispensando os alunos por falta de água. O problema já foi apresentado à Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande (ME/VG). Mas a resposta foi negativa. Não há recursos para fazer o reparo da caixa d’agua. “Há três meses, estamos solicitando reparo da caixa, mas a SME/VG joga o problema para a escola resolver”, afirma uma servidora que não quis se identificar.

MPE investiga situação das creches em Várzea Grande


Sintep/VG protesta na porta da prefeitura contra
fechamento das creches
As Promotorias da Cidadania e da Infância e Juventude instauraram procedimento investigatório para analisar a real situação das creches municipais em Várzea Grande. Se constatado erro na antecipação do fim do período letivo para 30 de novembro, as duas promotorias entrarão com pedido obrigando o município a dar continuidade ao calendário da educação infantil.

Em reunião junto a representantes e diretores de creches da cidade, na última quarta-feira (20), o secretário de Educação de Várzea Grande, Éder Moraes, anunciou a antecipação do fim do calendário das creches como uma das medidas feitas pela Prefeitura Municipal para reduzir gastos e se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal. A decisão afetará diretamente 2,5 mil crianças que ficarão sem aulas no mês de dezembro.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sintep/VG adverte: Se os pais e as mães não reclamarem ao ministério público, as creches fecharão no dia 30 de novembro


A subsededo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG) alerta aos pais e mães sobre o fechamento das creches dia 30 de novembro. O sindicato já protocolou a denuncia no Ministério Público.

Agora, para a direção da SINTEP/VG, os pais e mães de alunos devem exigir os seus direitos. “Os pais e mães que tem seus filhos matriculados nas creches devem procurar o Ministério Público para assegurar os 200 dias letivos”, orienta o presidente do SINTEP/VG, Gilmar Soares Ferreira.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Prefeitura de Várzea Grande recebe recursos do Governo Federal para alimentação escolar, mas fecha Programa Mais Educação

Imagem da internet
O Município de Várzea Grande vem recebendo regularmente os recursos da alimentação escolar do FNDE para as crianças que são atendidas pelo Programa Mais Educação, mas denúncia feita à Subsede de Várzea Grande aponta que o programa está sendo fechado nas escolas da rede municipal.

De acordo com os dados do FNDE, somente em 31 de outubro, Várzea Grande recebeu mais de 100 mil reais para alimentação dos alunos que frequentam o Programa Mais Educação. Mas, na EMEB Ana Francisca de Barros os alunos, desde de setembro, estão se alimentando com a ajuda dos profissionais que fazem a famosa “vaquinha” para garantir o alimento aos alunos.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sintep/VG denuncia ao Ministério Público os problemas da Educação em Várzea Grande

Anadelma Marques e Gilmar  protocolado Ofício no MP

A chuva constante, nesta manhã de terça-feira (13), não dispersou os trabalhadores da educação da rede municipal de Várzea Grande durante o ATO DE PROTESTO realizado na porta da prefeitura para denunciar as arbitrariedades, adotadas pelo Secretário Municipal e pelo Prefeito em exercício, que colocam em risco a conclusão do ano letivo de 2012 nas escolas municipais de Várzea Grande.
  
No período da tarde, a Direção do SINTEP/VG protocolou as denúncias no Ministério Público (MP). A direção da subsede quer garantir os 200 dias letivos nas rede municipal.

Confira o Ofício protocolado no MP na íntegra:

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sintep/VG realiza ATO DE PROTESTO em Frente ao Gabinete do Prefeito em VG


A Direção do SINTEP/VG, orientada pelo Conselho de Representantes da subsede, realiza, nesta terça-feira (13), ATO DE PROTESTO aos encaminhamentos adotados pelo Secretário Municipal e pelo Prefeito em exercício, que afetarão diretamente o fechamento do ano letivo nas escolas  da rede municipal em Várzea Grande. O ato acontece a partir das 8h30 em frente ao gabinete do prefeito.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Direção do SINTEP/VG lamenta o abandono político e jurídico de Várzea Grande


NOTA PÚBLICA SOBRE A SITUAÇÃO VIVENCIADA 
NA REDE MUNICIPAL DE VG
Os/as trabalhadores/as da educação da Rede Municipal de Várzea Grande, representados/as pelo Sintep/MT, Subsede de Várzea Grande vem a público lamentar profundamente o estado de abandono político e jurídico que vive o município e que tem, neste momento, risco de repercussões drásticas para a garantia do direito a escola pública para os mais de 15 mil alunos atendidos pela rede municipal.

domingo, 4 de novembro de 2012

Encontro dos aposentados da Subsede de Várzea Grande será neste dia 09

A Subsede do Sintep em Várzea Grande realiza primeiro Chá com Bolo com os/as aposentados/as da Educação em VG. O encontro será no dia 09 de novembro (sexta-feira). 

Para o Gilmar Soares, presidente da Subsede, o Chá com bolo tem objetivo organizar os/as aposentados e ampliar a participação no sindicato. “É fundamental que os aposentados estejam acompanhando a luta sindical, uma vez que os governos geralmente atacam direitos adquiridos durante a carreira. E o sindicato é a única ferramenta que pode o aposentado dispor para a defesa dos seus direitos”, afirmou o presidente do Sintep/VG.

De acordo com Georgina Defensora  da Silva, secretária adjunta de seguridade social, o encontro será um espaço de reflexão e descontração. “Afinal, vamos nos encontrar, relembrar nossa luta de educadores e renovar nossos laços de luta.  No encontro teremos chá gelado, suco, frutas e sorteios de prêmios”, afirmou a integrante da direção da Subsede.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Trabalhadores da Rede Municipal da Educação de VG estão sob ameaças de demissões e atraso de pagamento



A situação dos/as Trabalhadores/as da Educação da rede municipal de Várzea Grande está cada vez mais difícil. Depois das demissões agora convivem com ameças de atraso de salários.
Diante da situação,  a direção da Subsede do SINTEP/VG convoca a categoria para um dia de PARALISAÇÃO E PROTESTO, nesta terça-feira, 06 de novembro.
A categoria está convocada para protestar. A concentração para o primeiro Ato de Protesto será 8h, em frente ao Gabinete do Prefeito. E às 13h30, acontecerá o segundo ato de protesto  da categoria, também em frente ao Gabinete do prefeito.
Confira a NOTA PÚBLICA na íntegra:

Aposentados do município de VG devem fazer recadastramento na PREVIVAG

Foi divulgado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de MT, no dia 24 de outubro de 2012, a Portaria N.º 568/2012 que convoca os aposentados e pensionistas do PREVIVAG para o RECADASTRAMENTO previdenciário.


O Período do recadastramento vai do dia 24 de outubro, data da publicação da portaria, até o dia 30 de novembro de 2011. O Não comparecimento para o recadastramento poderá acarretar na suspensão do benefício, como afirma a portaria.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Prorrogadas inscrições para mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea 2013


O prazo para as inscrições foi prorrogado até quarta-feira (31).

O Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea do Instituto de Linguagens (IL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece 30 vagas para curso de mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea, na área de concentração “Estudos Interdisciplinares de Cultura”, distribuída em três linhas de pesquisas: poéticas contemporâneas, epistemes contemporâneas, e comunicação e mediações culturais.

Convite para os Aposentados/as


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

NOTA PÚBLICA sobre demissões na rede municipal de Várzea Grande

Sorteados mais 7 ganhadores


Tem mais 10 tabletes, participe faça sua filiação ou seu recadastramento

Durante o Conselho de Representantes do SINTEP/MT realizado no domingo (28), na sede do sindicato, foram sorteados mais sete tabletes.

Os ganhadores dos sete tablets foram: Arnaldo Rodrigues da Silva, de Apiacás, Silvio Sérgio Paccini, de Denise, Rita de Cássia Araújo Silva, de Ipiranga do Norte,  Wesley A. Cruz Ferreira, de Santa Terezinha, Danielle Pereira Cezar, de Cuiabá, Clarice Paula Dellai, de Nova Nazaré e Ana Nunes Almeida Rodrigues, de Juara.

Ainda restam mais 10 tablets para serem sorteados e os próximos sorteios ocorrem nos dias 08 e 15 de dezembro. Participe, ajude a fortalecer o Sintep/MT e concorra a prêmios.

Fonte - Sintep/MT