quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Wallace Guimarães e Jonas Sebastião desrespeitam o trabalho da Comissão SME/SINTEPVG


A direção da Subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG) teve acesso a mensagem do prefeito Wallace Guimarães e do Projeto de Lei (PL) do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) enviado, ontem, quarta-feira (04/12) para aprovação dos vereadores.  

De acordo com o presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares Ferreira, em uma leitura rápida que fez,  percebeu que o documento não é o resultado do trabalho da comissão SME/SINTEP/VG. “O documento apresenta os velhos problemas das gestões anteriores, Murilo Domingos e Tião da Zaelli”, dispara o professor Gilmar Soares. 

Para o presidente, é inaceitável que o PL tenha sido protocolado à Câmara, sem um retorno para a categoria, o que significa que o Secretário Jonas não cumpriu com o acordado de devolver para a categoria avaliar a proposta definida na Comissão entre SME/SINTEP. “Vendo o texto, é possível entender porque o Secretário Jonas não busca o diálogo com a categoria: ranços do tempo da gestão Murilo Domingos e da gestão Tião da Zaeli estão intactas na mensagem assinada pelo Prefeito Wallace Guimarães. O que é revindicado pela categoria está sendo desprezado como: jornada de 30 horas. O projeto de lei está mantendo jornada de 25 horas para professor e a aberração constitucional de manter jornada de 50 horas”, disparou.

Reuniões e Estudos

Segundo informações extraoficiais, a categoria correu o risco de ver aprovado a mensagem, sem o consentimento parte da categoria. “Basta lembrar, que em 2010 e em 2012, os respectivos PCCS aprovados, foram resultados de manobras entre o Executivo e Legislativo e esperamos que isto não volte a acontecer” salientou Aparecida Cortez, vice-presidenta do Sintep/VG. 

A direção da subsede, durante a atividade realizada ontem (04/12), na câmara de vereadores, teve o compromisso dos vereadores da Comissão de Educação de ampliar o debate e ainda afirmaram que não votarão contra os interesses dos/as trabalhadores/as da educação. Ficou agendada uma reunião com o sindicato e os vereadores Ivan dos Santos Oliveira (PT), Fabio Saad (PTC) e a vereadora Miriam de Fátima N. Pinheiro (PHS), na sexta-feira (06/12). às 8h, na Comissão de Educação. 

Para o presidente da Subsede, agora é a hora e a vez dos vereadores e das vereadoras fazer valer a democracia e garantir aquilo que está sendo reivindicado pela categoria. “Essa reunião com os vereadores será de suma importância para esclarecer os equívocos contido no PL. Esperamos que os vereadores façam  o seu papel de legislador, agindo de forma diferente das gestões anteriores”, afirmou o professor Gilmar Soares chamando a atenção dos parlamentares para o diálogo e o respeito com os profissionais da educação. 

Na segunda-feira (09/12), às 8h,  a direção já convocou para na sede do sindicato, reunião de estudo e debate sobre o teor do Projeto de Lei enviado à Câmara de Vereadores. Confira o documento encaminhado pelo prefeito Wallace, disponibilizado pela assessoria da SME, na íntegra, e compare com a Minuta elabora pela Comissão SME/SINTEPVG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.