quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Faltam 13 mil vagas nas creches de Várzea Grande



Creches em Várzea Grande dispensam alunos
por falta de água
O ano letivo de 2013 iniciará com um déficit aproximado de 13 mil vagas para a educação infantil em Várzea Grande. As matrículas da rede municipal de ensino, que abrange ainda o Ensino Fundamental, serão renovadas entre os dias 11 e 13 de dezembro.

As vagas remanescentes serão disponibilizadas para alunos novos entre 7 e 21 de janeiro. As aulas na cidade terão início em 18 de fevereiro.

Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Catarina Monteiro estima que o município ofereça entre 23 e 24 mil vagas para toda a rede. Reconhece que a principal carência educacional de Várzea Grande está na educação infantil, que totaliza 7.725 vagas, sendo 2.701 destinadas para creches e alunos de 1 ano e 6 meses a 3 anos. O restante, 5.024 vagas, atende crianças de 3 a 5 anos.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a cidade conta com 20.641 crianças com idade entre 0 e 4 anos. Números que na avaliação do presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG), Gilmar Ferreira, demonstram o descaso da SME de Várzea Grande com o público infantil.

Reforça ainda que o déficit de quase 13 mil alunos não contabiliza todos os estudantes. “A deficiência de vagas é bem superior aos 13 mil porque a faixa-etária do IBGE não inclui alguns alunos, como os de 5 e 6 anos”.

Para Gilmar, isso demonstra a falta de planejamento da Secretaria, que prefere atender a demanda de Ensino Fundamental, que pode ser compartilhada com o Estado. “Reflete ainda no baixo salário dos professores, que recebem quase metade do valor pago aos docentes da rede estadual”.

Fonte - Jornal O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.