segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Sintep/VG alerta as autoridades sobre os prazos para que se cumpra com os compromissos com a categoria

Sintep/VG realizou hoje,  segunda-feira (22/09), em frente da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande (SME/VG), o 1° dia de Protesto da Semana de Mobilização da Rede Municipal de Ensino. O Ato faz parte do Calendário de atividades aprovado pela categoria em Assembleia Geral que foi realizada no dia 16 de setembro, no Centro Educacional de Jovens e Adultos Lícinio Monteiro.

De acordo com o presidente da direção do Sintep/VG, Gilmar  Soares Ferreira, as mobilizações que começaram hoje, tem por objetivo alertar o Executivo e o Legislativo sobre os direitos dos trabalhadores da educação do município de Várzea Grande. “ A categoria está dando um prazo para que as autoridades cumpram com os seus compromissos com a educação do município. Os professores e funcionários já tiveram muito prejuízo com a defasagem salarial, agora aguarda que o PCCS seja  enviado para a Câmara de Vereadores e aprovado.” , alerta o professor Gilmar , lembrando que o prazo é até dia 14 de outubro.
“A falta de responsabilidade do Governo Municipal de Várzea Grande com compromisso assumidos e desrespeitados podem conduzir os trabalhadores/as a uma outra greve por tempo indeterminado. O Tribunal de Contas do Estado (TCE), também, já fez o alerta para o municipio de  Várzea Grande que não investe os 25% na Educação. Em 2013 Investiu  apenas 16%, enquanto que a Lei Orgânica do Município prevê 35%”, denunciou o professor .

A secretária de assuntos jurídicos do Sintep/VG, Cida Cortez, lembrou as filas nas portas das escolas no início do ano letivo. “E de se estranhar que o município investa em cursinho pré-vestibular, como o Várzea Vest, que é obrigação do Governo do Estado e não priorizar o ensino fundamental no município. O período de matrículas está chegando e nada foi feito para mudar o quadro do início do ano. Pais e mães madrugando para conseguir uma vaga para os filhos”,  argumentou Cida enumerando as escolas em situação precária que  ainda aguardam reformas.

Durante o ato, como aconteceu em outros momentos, o prefeito Wallace Guimarães esteve presente no Ato Público. Porém, sozinho. O secretário de educação, Jonas Sebastião da Silva, desta vez, não acompanhou o chefe do Executivo.  O prefeito disse que está aberto ao diálogo  e que sua administração está se esforçando para cumprir os compromissos assumidos. “Aquilo que for de competência da prefeitura, secretaria da educação e que tenha as condições reais de serem feitos, nós estamos prontos para fazer aquilo que for de melhor para os alunos e para os professores, mas nem tudo se resolve de uma vez”, afirmou o prefeito.

Cida Cortez lembrou ao prefeito das audiências e afirmou que os compromissos assumidos não foram cumpridos que não adianta estar aberto ao dialogo se não cumprir o que foi acordado na mesa de negociação e acordos assinados.

Logo em seguida, o presidente do sindicato, rebateu a fala do prefeito. “Não adianta mais vim aqui a público e dizer que está com o diálogo aberto. Isso é conversa furada. Isso o já foi falado na primeira vez, na segunda vez, nas audiências, mas só falar não adianta. Precisa ser traduzido em prática. Uma coisa é discurso, outra é prática. É oficio atrás de oficio e não acontece nada”, ressaltou o professor lembrando que essa é a condição para que a categoria não faça uma  nova greve a partir do dia 14 de outubro. 

Anote as próximas atividades
  • 25 de Setembro - 2.º Dia de Protesto na Rede Municipal – LOCAL: CÂMARA DE VEREADORES, no horário da sessão
  • 30 de Setembro - 3.º Dia de Protesto na Rede Municipal de Ensino – LOCAL: GABINETE DO PREFEITO WALLACE, das 7h às 10h.
  • 7 de outubro - Nova Assembleia Geral para avaliar o Cenário, declarar  Assembleia Permanente e incio da Greve e definir Calendário de Mobilização da Greve
  • 14 de outubro – INICIO DA GREVE POR TEMPO
Confira o Vídeo da convocação dos professores e funcionários para participar do movimento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.