sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

AVISO - Funcionamento do Clube das Mangueiras


A direção da Subsede do Sintep/VG, informa que o Clube das Mangueiras não funcionará neste fim de semana. Na terça, dia de Natal estará funcionado normalmente.

Ainda avisa que os filiados ao Sintep/VG  também poderão participar da Festa de Virada do Ano. Os convites para o jantar estão disponíveis na Clube por R$ 25,00 (vinte e cinco reais/por pessoa). Boas Festas!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Atenção – Fiquem atentos/as as diferenças salarias do 13°

A direção da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG) chama a atenção dos profissionais da educação da rede municipal de Várzea Grande para ficarem atentos/as com o pagamento do 13° salário.

Caso percebam diferenças nos valores recebidos devem protocolar requerimento solicitando o imediato ressarcimento da diferença salarial na Secretaria Municipal de Educação (SME) e encaminhar cópia a subsede”, oienta o professor Gilmar Soares, presidente do Sintep/VG

 A cópia com o protocolo da SME pode ser encaminhada por email sintep@terra.com.br ou entregue na subsede após o recesso de fim de ano, na segunda-feira (7/01).

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Existência de servidores sem receber salários na educação em VG contradiz fala do Secretário na TV Centro-América

A existência de servidores sem receber o salário de novembro e meses anteriores na Educação em Várzea Grande contrária a afirmação do Secretário Municipal de Educação na TV Centro-América, no dia 13/12 e revela que o secretário finge que desconhece o problema.

Como exemplo, a direção da subsede cita duas servidoras EMEB Marilce Benedita que desde setembro não recebem seus salários. Mas, ainda segundo o Sindicato, dezenas de contratos foram represados na SAD e não eram liberados para se efetivar a contratação e o pagamento. O SintepVG tem conhecimento desses casos e a SAD/SME também tem conhecimento, pois, os/os gestores da escolas atuam de forma ágil na apresentação dos contratos dos servidores.

Leia o Informativo do SINTEP/VG " Lição de Casa"

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Juiz garante prorrogação de contrato e licença a maternidade

A direção da subsede do Sintep/VG comemora a garantia do direito da gestante Rosycchelli Guia Da Silva Ferreira, que conseguiu a prorrogação do contrato até 5 mês após o nascimento da sua criança, além do direito a licença maternidade neste período.

A decisão foi do juiz da Terceira Vara Especializada da Fazenda Pública da Comarca de Várzea Grande,  Onivaldo Budny.  O juiz julgou procedente o mandado de segurança impetrado por Rosycchelli Guia Da Silva Ferreira, através da assessoria jurídica do sindicato, em razão de rescisão e não prorrogação do contrato de trabalho. A secretaria de administração de Várzea Grande ignorou o  período de estabilidade provisória da gestante.

“Fica o alerta para as gestantes, já que os contratos, normalmente, vão até o dia 23 de dezembro. As interessadas devem procurar o sindicato e levar a seguinte documentação: contrato, e atestado médico assinado”, informa o advogado da subsede do Sintep/Vg, Bruno Boaventura.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Alunos das escolas do campo de Várzea Grande ficam sem transporte escolar a partir de segunda-feira



Uma rápida visita dos integrantes da direção do Sintep/VG às escolas rurais de Várzea Grande foi suficiente para comprovar várias dificuldades para o encerramento do ano letivo de 2012. 

Além da falta de funcionários para os serviços de limpeza, alimentação escolar, faltará o transporte escolar.a partir de segunda-feira (10/12), aos alunos das escolas do campo.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sintep/VG garante na justiça licença-prêmio


O Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, no processo 276126, impetrado pela trabalhadora da educação Julieta Coelho Batista determinou o imediato gozo da licença prêmio.

No texto da sentença, o Juiz Onivaldo Budny afirma que a prefeitura municipal de Várzea Grande afrontou a própria lei. “Evidenciado, assim, o direito da autora no usufruto da licença-prêmio referente ao quinquênio 2002/2007, a recusa do réu em permitir o gozo do benefício mostra-se ilegal e afronta a própria lei municipal que o contempla. Evidencia-se, assim, a obrigação do réu de possibilitar-lhe o imediato gozo do benefício”, diz trecho do texto.

Royalties do petróleo: CNTE não aceita gato por lebre



Ao tomar conhecimento do teor da Medida Provisória nº 592, a CNTE verificou que a forma de distribuição dos recursos destinados a estados e municípios, oriundos da camada Pré-Sal, continua sem vinculação própria para a área da educação pública, fato que motivou a Entidade a pedir esclarecimentos ao Ministro da Educação sobre a efetiva abrangência da referida MP e sua estimativa de arrecadação.

Em defesa do SUS 100% PÚBLICO


Faltam 13 mil vagas nas creches de Várzea Grande



Creches em Várzea Grande dispensam alunos
por falta de água
O ano letivo de 2013 iniciará com um déficit aproximado de 13 mil vagas para a educação infantil em Várzea Grande. As matrículas da rede municipal de ensino, que abrange ainda o Ensino Fundamental, serão renovadas entre os dias 11 e 13 de dezembro.

As vagas remanescentes serão disponibilizadas para alunos novos entre 7 e 21 de janeiro. As aulas na cidade terão início em 18 de fevereiro.

Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Catarina Monteiro estima que o município ofereça entre 23 e 24 mil vagas para toda a rede. Reconhece que a principal carência educacional de Várzea Grande está na educação infantil, que totaliza 7.725 vagas, sendo 2.701 destinadas para creches e alunos de 1 ano e 6 meses a 3 anos. O restante, 5.024 vagas, atende crianças de 3 a 5 anos.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tribunal de Contas de MT define como "UMA LAMBANÇA TOTAL" as administrações de Murilo e Zaeli

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) julgou irregulares as contas do ano de 2011 da prefeitura de Várzea Grande. Durante a leitura do voto, o relato, conselheiro Antônio Joaquim, classificou a conduta dos ex-prefeitos Murilo Domingos (PR) e Sebastião Gonçalves (PSD) como “uma lambança total”.

Entre as irregularidades apontadas por Joaquim está a retenção de valores que deveriam ser entregues para a Previdência, o que, na opinião de Joaquim, caracteriza crime de apropriação indébita. Além disso, a análise das contas mostrou que, no período, foram feitos pagamentos irregulares, como contas particulares, horas-extras a ocupantes de cargos comissionados e valores acima do estabelecido em diárias aos servidores.

Encontro dos Aposentados do SINTEP/VG

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ATENÇAO - Sintep/VG solicita relatório das condições de infraestrutura e pessoal das escolas municipais

A direção do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, subsede de Várzea Grande (Sintep/VG) considerando a reunião com a promotora de justiça, Maria Fernanda Corrêa da Costa, realizada na quarta-feira (28/11) e considerando as deliberações do Conselho de Representantes da Subsede, realizado na última sexta-feira (29/11), tendo em vista a garantia do funcionamento das creches e escolas municipais de Várzea Grande até o dia 21 de dezembro, SOLICITA das unidades escolares o relatório das condições de infraestrutura e de pessoal para encaminhar a promotoria pública e demais autoridades competentes.

O relatório deve ser entregue na subsede do Sintep/VG, localizada na  Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27 - Bairro Centro - Aeroporto ou enviado pelo sintepvg@terra.com.br.  Mais informações pelo Fone 3682.2263. 

Pagamento na sexta-feira configura atraso salarial, afirma Sintep/VG


Caso a Prefeitura Municipal de Várzea Grande venha pagar os salários dos servidores da Secretaria Municipal de Educação somente na sexta-feira (07 de dezembro), estará incorrendo em atraso de pagamento de Salário. A Afirmação é do Presidente da Subsede do Sintep/VG, Gilmar Soares Ferreira.

A interpretação do Sindicato se baseia no artigo 61 do A Lei Municipal número 1.164/91 que estabelece o Estatuto do Servidor Público Municipal de Várzea Grande, que dispõe da seguinte maneira a respeito do pagamento dos servidores públicos municipais: “Art. 61 – O pagamento da remuneração dos servidores públicos municipais dar-se- a até o dia cinco do mês seguinte ao que se refere.

Estranhamente, os servidores da área da educação serão os últimos a receberem seus salários, quando temos recursos vinculados, que são depositados regularmente a cada 10 dias na conta do município.