quarta-feira, 20 de março de 2013

SEDUC não esclareceu ao MEC porque educadores do PROJOVEM estão sem salários desde janeiro


Diante das notícias veiculadas na mídia sobre falta de pagamento dos educadores do PROEJA (Programa Nacional de Inclusão dos jovens através da Educação de Jovens e Adultos) e das várias denúncias encaminhada à  Subsede de Várzea Grande do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/VG) a direção da subsede buscou levantar informações sobre as razões para tal atraso.

O presidente do Sintep/VG e secretário de comunicação do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, estando em Brasília por ocasião dos trabalhos de preparação da greve nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), esteve pessoalmente, no Ministério da Educação (MEC) para buscar informações sobre a situação dos repasses do governo federal ao estado, que por sua vez realiza convênio com os municípios para atendimento da demanda.

No MEC, a equipe da SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), entregou ao presidente da Subsede, a cópia do ofício 367/2013 GAD/SECAI/MEC, assinado pela titular da pasta, Macaé Maria Evaristo dos Santos encaminhado em 28 de fevereiro à Secretaria de Educação do Estado de MT (SEDUC/MT), onde solicita esclarecimentos sobre os fatos relatados àquela diretoria sobre atraso no pagamento de salários dos educadores contratados para o PROJOVEM. A SEDUC/MT até a data de hoje, (20/030), ainda não tinha respondido o referido ofício ao MEC.

Segundo o professor Gilmar, a equipe da SECADI aguarda uma resposta da SEDUC para tomar providências uma vez que o Governo do Estado recebeu os recursos do Governo Federal e não há justificativa para atraso pagamento dos educadores. “A SEDUCA/MT precisa oferecer uma explicação convincente e mais providenciar o pagamento imediato aos profissionais que atuam no programa”, informa o professor. 

“Os profissionais da Educação que atuam no Projovem Urbano estão desde janeiro sem receber salário. Caso o assunto não seja resolvido até o final desta semana, a direção da Subsede do Sintep/VG irá convocar os profissionais do setor para discutir novos encaminhamentos visando pressionar o governo na SEDUC a resolver os problemas”, afirma Gilmar Soares.

PROJOVEM
O ProJovem Urbano é uma das modalidades do ProJovem Integrado - Programa Nacional de Inclusão de Jovens. As demais são: ProJovem Adolescente, ProJovem Campo e ProJovem Trabalhador.

Tem por finalidade elevar o grau de escolaridade de jovens de 18 a 29 anos, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.