A direção da Subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep/VG) realizou a etapa municipal do XV Congresso Estadual do Sintep/MT. O encontro pré-congressual aconteceu nesta terça-feira, (09/07), no CEJA Licínio Monteiro. O Congresso Estadual do SINTEP/MT, realizado bienalmente, conforme estatuto do sindicato, é a instância máxima que delibera sobre questões estruturais como: Política Educacional, Sindical e Reforma Estatutária.
O encontro pré-congressual dos trabalhadores/as da Educação de Várzea Grande, que de acordo com 15º Congresso Estadual do SintepMT tem como tema "Articular os Planos Municipais e Estadual de Educação para a implantação do Sistema Único da Educação Básica em Mato Grosso, contou com a presença do presidente do Sintep MT, Henrique Lopes do Nascimento, na abertura.
O presidente do Sintep/MT falou da importância do tema na conjuntura atual dos debates do PNE e da Conferência Nacional de Educação de 2014. "O debate do Sistema Único de Ensino, pelo acúmulo que temos em Mato Grosso ajuda a compreender a luta nacional por um sistema nacional de educação, que proporcione melhor configuração política para atendimento da demanda educacional sem concorrência e desperdício de recursos entre os entes", afirmou o professor Henrique Lopes do Nascimento.
Henrique, em seua fala, também destacou os desafios da valorização profissional. Ele adverte que é impensável que tenhamos divergência de valores e concepção de planos de carreira entre estado e municípios. "Várzea Grande é um exemplo dessa gritante disparidade: no caso de um professor de nível médio, com a mesma jornada com alunos, no estado este professor recebe R$ 1576,00 enquanto no município de VG o professor recebe R$ 976,00. É muita diferença", concluiu o presidente do Sintep/VG.
Para o presidente do sintep/VG, Gilmar Soares Ferreira, o encontro municipal foi um momento de reflexão sobre das questões que desafiam o sistema educacional e principalmente a categoria. “Em Várzea Grande há muitos problemas no atendimento da demanda e valorização profissional. O congresso do Sintep foi um momento importante de pensarmos nessa grande ferramenta de luta por direitos, que é o sindicato, e apontar as lutas mais urgentes para garantirmos escola pública de qualidade”, avaliou o professor.
De acordo com a Secretária de formação da Subsede e da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso, Vânia Maria Rodrigues Miranda, o congresso é um momento de democracia sindical. "Além de possibilitar o debate do documento tese do congresso que apresenta as questões estruturantes do sindicato, aponta os rumos da luta sindical e oportuniza a categoria conhecer, debater e apresentar propostas. Torna-se um momento rico de formação sindical e de reflexão sobre o movimento do sindical, principalmente um balanço dos 48 anos de história do Sintep/MT", frisa a professora Vânia.
Foram eleitos 32 delegados/as (professores/as e funcionários/as) que irão representar os trabalhadores/as da rede municipal e estadual de Várzea Grande na etapa regional que acontecerá entre nos dias 09 e 10 de agosto. E, o 15º Congresso Estadual do SintepMT será entre os dias 26 a 29 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.