quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Direção do Sintep/VG se reúne com a SME - Categoria tem Assembleia hoje!

Nesta tarde de segunda-feira (16.12), a direção da subsede do Sintep de Várzea Grande se reuniu com o secretário municipal de educação, Jonas Sebastião da Silva, para obter informações sobre as questões envolvendo a tramitação do Projeto de Lei (PL) do PCCS na Câmara de Vereadores. 

De acordo com o presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares Ferreira, a categoria não se vê reconhecida no PL. “ Além de encaminhar um projeto diferente do que a Comissão SME/SINTEPVG elaboraram, o PL  reapresenta os velhos problemas do PCCS da gestão Murilo Domingos e Tião da Zaeli”, afirma o professor .

Durante a reunião, o secretário Jonas informou que existe uma comissão entre SAD e SME está finalizando uma nova redação contemplando as questões apontadas pelo sindicato, exceto na questão da jornada de 30 horas semanais para professor.

A direção da subsede reafirmou a necessidade de aprovação de duas leis complementares: 1) a que corrige as tabelas salariais na lei 3797/12 instituindo o piso de 2013 e 2) uma Lei que reestruture a lei 3797/2012 com novos coeficientes salariais para contemplar o piso salarial de 2014. 

A direção questionou o porque do executivo não enfrenta de vez o problema da jornada de 30 horas, uma vez que resolveria o problema das horas atividades, uma imensa dívida que a prefeitura vem contraindo com os educadores.

O presidente do sindicato apontou ao secretário Jonas a necessidade de dar conhecimento das propostas de textos à categoria  para evitar os problemas de 2010 e 2012 em que o projeto aprovado pelos vereadores não era o que foi discutido pela categoria.  

O secretário Jonas ficou de entrar em contato com o sindicato, porém até o fechamento desta matéria isto ainda não tinha acontecido.

Assembleia

O Sintep/VG convocou assembleia geral da categoria para esta quarta-feira (18.12) às 8h na subsede do Sintep de Várzea Grande (Travessa Pedro Pedrossian, n.º 27 - Bairro Centro – Aeroporto). 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sintep/VG prossegue em negociação para garantir novo PCCS em VG


Por Gilmar Soares

Prosseguiu, nesta terça-feira(11/12), os trabalhos envolvendo os representantes do Executivo, Legislativo e da Procuradoria Municipal de Várzea Grande e a direção do Sintep/VG para encontrar uma saída para viabilizar uma saída sobre o imbróglio do Projeto de Lei do novo PCCS da Educação que tramita na Câmara Municipal.

PARA ENTENDER A QUESTÃO

Na última greve, realizada em outubro, o Executivo se comprometeu com a categoria que na folha de novembro seria atualizado o salário defasados com o enquadramento de 2010 e até dia 30 de novembro seria encaminhado o Projeto de Lei do novo PCCS à Câmara de Vereadores.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

SAD e SME travam avanços no debate sobre o PCCS

A reunião convocada pela Comissão de Educação da Câmara de Vereadores para discutir a  Minuta do Projeto de Lei de revisão do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos profissionais da educação da Rede Municipal de Várzea Grande entre a direção do Sintep/VG, executivo e vereadores/as  foi marcada por um clima tenso e de muito conflito. A reunião aconteceu nesta segunda-feira de manhã, 09/2, na Câmara de Vereadores de Várzea Grande.

De acordo com o presidente do Sintep/MT, professor Gilmar Soares Ferreira, a reunião com os vereadores e executivo foi muito tensa devido ao jogo por parte da administração. “Existe por parte do executivo, em especial pela Secretaria de Administração (SAD) e Secretaria Municipal de Educação (SME), um jogo de embromação. Há uma espécie de travamento por parte da SAD. Eles fazem uma grande confusão entre carreira e cargos na carreira”, avalia o professor criticando as visões equivocadas sobre a carreira e enquadramento, que futuramente vão gerar prejuízos aos profissionais da educação da rede municipal. 

Sintep/MT convoca ATO PÚBLICO


sábado, 7 de dezembro de 2013

Sintep/VG se reúne com vereadores para discutir os problemas do PCCS encaminhado pelo prefeito

A direção da Subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG)participou nesta sexta-feira, 06/12, de reunião com a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores. Representando o sindicato participaram o presidente Gilmar Soares, a vice-presidente Maria Aparecida Cortez e a secretária geral, Anadelma Marques. 

Além da Comissão de Educação,formada pelos vereadores Ivan dos Santos Oliveira (PT), Fabio Saad (PTC) e a vereadora Miriam de Fátima N. Pinheiro (PHS), também, o vereador Wanderlei Cerqueira PSD) e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Claído Celestino – popular Ferrinho (PRB), também tomaram conhecimento dos problemas na matéria, na visão do Sintep/VG.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ATENÇÃO - Mudança de data no Conselho de Representantes da Rede Municipal


Adeus Madiba: o mundo está de luto pela morte de um grande líder

CUT lamenta morte de um dos maiores ícones da luta por igualdade

Escrito por: CUT Nacional


Preso por 27 anos por lutar por democracia e liberdade, igualdade de direitos e pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul – o Apartheid – que vigorou no país de 1948 a 1993, Mandela sempre resistiu e não trazia consigo qualquer ódio ou rancor, apenas o ideal de uma sociedade livre e democrática, onde todas as pessoas pudessem viver juntas, em harmonia, com oportunidades iguais.

Sua dedicação de uma vida inteira à luta é exemplo e símbolo para o mundo. Seu legado estará sempre vivo, revigorando dia a dia nossa luta incansável por justiça, por um mundo melhor, onde as pessoas possam viver com dignidade por serem iguais.

A resistência e luta de Nelson Mandela levou o povo negro a resgatar sua dignidade e a não baixar a cabeça para a opressão.  Da mesma forma que a eleição de um operário presidente resgatou a relação do Brasil com sua gente, a ascensão de Mandela ao poder, em 1994, representou a reaproximação de uma África do Sul livre com seu povo.

Ainda existem opressores e oprimidos, discriminação racial e intolerâncias sociais em todo o mundo.  Mas o legado de Mandela nos da força para continuarmos a luta contra as desigualdades, em defesa de uma sociedade justa, com liberdade e democracia.
                                                               
Nelson Madiba Mandela, com sua resistência e determinação em defesa de um mundo melhor, sintetiza os valores mais preciosos que um ser humano é capaz de ter.
                                                               
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” (Nelson Mandela)

Mandela: presente!
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Wallace Guimarães e Jonas Sebastião desrespeitam o trabalho da Comissão SME/SINTEPVG


A direção da Subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG) teve acesso a mensagem do prefeito Wallace Guimarães e do Projeto de Lei (PL) do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) enviado, ontem, quarta-feira (04/12) para aprovação dos vereadores.  

De acordo com o presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares Ferreira, em uma leitura rápida que fez,  percebeu que o documento não é o resultado do trabalho da comissão SME/SINTEP/VG. “O documento apresenta os velhos problemas das gestões anteriores, Murilo Domingos e Tião da Zaelli”, dispara o professor Gilmar Soares. 

SIntep/VG cobra a tramitação do PCCS na Câmara de Vereadores de Várzea Grande com amplo debate com a categoria

Mais uma vez a falta de diálogo do executivo com a categoria deu a tônica do protesto da categoria, hoje, quarta-feira, (04/12), na Câmara de Vereadores. Até antes de iniciar a sessão, os/as trabalhadores da educação não tinham a informação que a mensagem do executivo sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) teria chegado à Câmara  de vereadores. 

Só durante a leitura da pauta da sessão a categoria tomou conhecimento, que finalmente, o Executivo encaminhou a minuta de Projeto de Lei de revisão do PCCS dos profissionais da Educação de Várzea Grande.  Agora, no lugar da  angustia causada pelos longos 30 dias de espera pelo envio do projeto para aprovação dos vereadores, agora foi tomada pela preocupação e expectativa para saber qual era o conteúdo da mensagem enviada pelo prefeito Wallace Guimarães.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ocupação do Congresso garante que projeto não seja votado este ano

Hoje, quarta-feira (4/12), foi dia de ocupação do Congresso Nacional. 


Foto CNTE
Cerca de 600 de Trabalhadores em Educação de todo o país representando os sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) estiveram em Brasília para pressionar os deputados federais votarem contra a proposta dos governadores que prevê congelamento do piso, através da instituição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) como política de reajuste, e reduz a previsão de valorização do piso e das carreiras do magistério. 

Segundo o  presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares Ferreira, diretor de formação sindical da CNTE, o presidente da Câmara dos deputados, Henrique Eduardo Alves,  assegurou, em Audiência com a Executiva da CNTE, que a matéria que muda a forma de reajuste do piso nacional dos professores, não será pautada este ano no plenário da Câmara.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Prefeito Wallace, Secretário Jonas e Secretário Ismael Alves quebram acordo com a Educação

Categoria fará manifestação nesta quarta-feira, às 16h30, na Câmara de Vereadores

Mais um compromisso não foi cumprido pela administração municipal de Várzea Grande. Depois de duas greves para obrigar o Secretário Jonas, o prefeito Walace e Ismael Alves a negociar, a categoria sente na pele a falta de palavra dos administradores.

Os dois pontos da pautas assumidos como compromissos, pessoalmente, pelo Prefeito Wallace, no dia (05/11), durante audiência com o Secretário Jonas e o Secretário Ismael Alves, não foram respeitados:  O primeiro era que os salários dos servidores que apresentavam problema de enquadramento deveriam ser corrigidos no folha de novembro, o que não aconteceu. E, o segundo, que até dia 30 de novembro a Minuta de Lei do PCCS era para ser enviada  à Câmara Municipal de Várzea Grande, também não foi cumprido.

Para a direção da Subsede do  Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso de Várzea Grande (Sintep/VG) esta foi uma demonstração da falta de compromisso e de respeito da administração para com os educadores. “Estamos diante de um poder público que não sustenta de tarde o que falou e escreveu pela manhã, desabafa o presidente do Sintep/VG.”

Mobilização

O Conselho de Representante da escolas da rede municipal que aconteceu na terça-feira (26/11), já apontou que se a administração não encaminhar, ainda em dezembro, as duas questões reivindicadas pela categoria, o ano letivo de 2014 não será iniciado.

Nesta quarta-feira, está marcado um ato público em frente a Câmara de Veredores para protestar  e exigir a garantia dos direitos acordados durante a greve. "Estamos falando de diferenças salariais desde 2010, do piso salarial de 2013,  do PCCS como direito fundamental aos educadores, que em Várzea Grande são diretamente negados", explicou o professor Gilmar Soares.